97 News
publicidade
 
Vídeo em Destaque
 
Brumado: Muita comoção, tristeza e dor na despedida do menino Kauã
 
Mais vídeos
 
publicidade
 
Facebook
 
publicidade
16.Jan.2017
 
Após surto, vacinação contra febre amarela acontece em 45 cidades da Bahia; em Brumado aumenta a procura pela vacina
Por Redação
 
 

Foto: Divulgação
 

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recomendou que 45 municípios do estado imunize 100% da população, após o surto da febre amarela em Minas Gerais, estado que faz divisa com a Bahia. Apesar da preocupação, não há nenhum registro de febre amarela na Bahia. A secretaria destaca que a recomendação não é uma campanha de imunização, por isso não foram infomadas data de início. De acordo com o órgão, as doses já estão disponíveis nos municípios e a vacinação faz parte do calendário da secretaria. Já são 38 mortes notificadas em Minas Gerais e dois óbitos no noroeste paulista, em São José do Rio Preto e em Ribeirão Preto. Até a última sexta-feira (13/01), 133 casos relacionados à doença eram investigados pelo Ministério da Saúde. O vírus da febre amarela não é transmitido de pessoa para pessoa, apenas pela picada de mosquitos infectados. A vacinação contra a febre a amarela não é recomendada para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo, pois pode causar reações. Em Brumado, Segundo a Vigep - Vigilância Epidemiológica aumentou a procura da vacina contra o vírus nos postos de saúde da cidade, mas não se sabe a quantidade de pessoas que procuram pela dose, mas sabe-se que quem procura pela vacina, são pessoas que já haviam tomado a dose a mais de 10 anos atrás. Ainda segundo a Vigep, não ha nenhum caso suspeito da febre amarela no município e o estoque da vascina está normalizado. O Minsitério da Saúde informa ainda que a doença se torna aparente de três a seis dias após a infecção. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maior parte das pessoas apresenta uma melhora após tais sintomas.


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Fé: Quadro clínico da pequena Valentina Vitória melhora e cirurgia no coração já está descartada
Daniel Simurro | 97NEWS
 
 

Carolina Silva e sua filha, a pequena Valentina Vitória. Uma história de fé, superação e vitória (Foto: 97NEWS)
 

A fé é capaz de mover montanhas e no caso da Pequena Valentina Vitória, uma bebê brumadense de apenas 3 meses de idade, os montes já estão se transformando em verdes campinas, pois, segundo informações de sua mãe, a estagiária Caroline Barros da Silva (21), passadas ao 97NEWS nesta segunda-feira (16), o quadro clínico da bebê evoluiu positivamente e a melhor notícia de todas foi que ela não precisará mais da cirurgia no coração. “Ela está bem melhor graças a Deus. Após fazer o ecocardiograma verificou-se que ela não vai mais precisar fazer a cirurgia no coração. Foi constatado o sopro, mas pode ser corrigido com o tempo” declarou Caroline Silva que ainda fez questão de complementar que “ela deve sair da UTI daqui alguns dias e receber alta. Então logo a nossa guerreira estará com a gente”. Ela aproveitou e agradeceu a todos que oraram por sua filha. 


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Brasiliense morre em Tocantins ao cair de penhasco de 70 metros
Por Redação
 
 

Foto: Arquivo Pessoal
 

Um brasiliense morreu em Palmas na manhã deste domingo (15/1) depois de cair de um penhasco de 70 metros de altura na zona rural da Serra do Carmo. Pierre de Freitas estava acompanhado de uma turista canadense e teria se desequilibrado e caído ao tentar tirar uma foto perto do penhasco. Ele morreu na hora. Os policiais precisaram de auxílio de um helicóptero para retirar o corpo do artista plástico. Nascido em Brasília, Pierre morava em Palmas, onde foi presidente da Fundação Cultural entre 2008 e 2010. Era bacharel em Artes Visuais, com habilitação em pintura pela Universidade Federal de Goiás. Reconhecido em Tocantins pelo trabalho de artista plástico que fazia, chegou a receber o título de cidadão palmense. Há menos de 24 horas, o artista plástico postou uma foto pulando no Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina (BA). Na legenda, escreveu que estava voltando para casa. “Morro do Pai Inácio, voltando para casa com muita saudade mas com tempo para pular, EU PULO MESMO”. Pelas redes sociais, amigos do artista plástico lamentam a morte e lembram dele como uma pessoa alegre. Pierre deixa mulher e três filhos.


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Rio do Antônio: mulher do distrito de Ibitira faz apelo por uma cadeira de rodas motorizada
Por Redação
 
 

Foto: Divulgação
 

Com o objetivo de ver o seu sonho se tornar realidade, a moradora de Ibitira, distrito da cidade de Rio do Antônio, Nalva de Lourdes Alves, de 39 anos, começou uma campanha nas redes sociais. Nalva que é deficiente fisica, tem Poliomielite (paralisia infantil), desde quando nasceu. Em contato com o 97NEWS, a jovem explicou que não tem condições de comprar uma cadeira de rodas motorizada. Por ser filha de lavradores, ela informou ainda que sua família não tem condições para adquirir o equipamento que é muito caro no mercado. Como ela é fã das redes sociais, resolveu então criar uma página no Facebook para que amigos e simpatizantes á ajude a realizar seu sonho. Em uma rápida pesquisa que o 97NWS fez em sites especializados na venda da cadeira motorizada, vimos que os preços variam de R$ 10 a 12 mil. Então se você quer ajudar Nalva de Lourdes Alves a realizar o seu sonho, deposite qualquer valor em uma das contas poupança. Banco Brasil, conta: 10551-1, agência: 3835-0 ou Banco Bradesco, agência: 3092-9, conta: 3475-4, em nome de  Nalva de Lourdes Alves.

 

 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Afogamentos no Verão: Novo caso ocorreu em balneário de Jussiape; vítima era um homem de 57 anos
97NEWS
 
 

Aildo Pereira de 57 anos acabou morrendo afogado (Fotos: Whatsapp 97NEWS)
 

O verão convida ao banho de rio, mas, muitos dos banhistas de temporada se esquecem do elemento principal que é a preservação da vida, ou seja, não sabem nadar e se arriscam em profundidades perigosas. O último caso ocorreu no Distrito de Caraguataí, município de Jussiape, onde um homem identificado como Aildo Silva Pereira (47), o qual morava em Abaíra, acabou se afogando. Ele teria saído neste domingo (15) com a família para um passeio em Jussiape, que fica na Chapada Diamantina. Aildo foi, no período da tarde, para o balneário da cidade para se refrescar do calor, que fica no distrito de Caraguataí, acompanhado de uma criança, que ele colocou nos ombros e foi para um local mais profundo. Ele desrespeitou as placas que avisam do perigo e pagou o preço mais alto possível, a sua própria vida. Populares que estavam no local, numa ação heroica, conseguiram salvar a criança. O referido balneário costuma ficar lotado durante o verão, mas, mesmo assim, até o momento, não tem ao menos um salva-vidas, o que faz com que os riscos sejam muitos, pois existem vários pontos profundos. 


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Brumado: Enciumada e enfurecida, mulher apedreja e quebra vidro de veículo da esposa do seu ex-amante
97NEWS
 
 

O veículo foi danificado e teve que passar por perícia (Foto: 97NEWS)
 

O ditado “trair e coçar é só começar” deixa uma brecha, pois não fala sobre o fim dos relacionamentos extraconjugais, que, geralmente, não acabam bem. Em Brumado, não existem números oficiais, mas o popular “pular a cerca” é muito comum por aqui, o que é, aliás, uma regra geral nos dias atuais, onde as redes sociais acabam sendo um dos principais vetores para as traições conjugais. Na manhã desta segunda-feira (16) um novo capítulo deste enredo das traições acabou indo para a página policial, onde uma mulher, que afirmou ser esposa de um homem que mantinha relações com uma amante, acabou indo à DP para registrar uma queixa de ameaças, agressão e prejuízos materiais em seu veículo, um Space Fox preto, o qual teve o vidro traseiro parcialmente destruído por pedradas. Segundo a nossa reportagem apurou, a vítima teve um encontro com a suposta amante de seu marido no sábado (14), onde aconteceu uma discussão. Não satisfeita, a mulher foi até a casa da esposa de seu ex-amante e desferiu várias pedradas no vidro traseiro do veículo. Ela também teria feito ameaças e prometido vingança. O motivo da fúria ensandecida é que o homem teria encerrado o seu relacionamento espúrio e voltado aos braços da sua esposa, dando-lhe como presente o veículo, como símbolo do restabelecimento do matrimônio. Segundo a própria vítima, a amante não suportou o fato e foi   e descontou no veículo. Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso. 


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Brumado: Usuários do Ciretran irritados com a falta de examinadores
97NEWS
 
 

Os usuários estão cada vez mais irritados com a falta de examinadores no Ciretran de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)
 

A nossa redação recebeu na manhã desta segunda-feira (16) várias denúncias, as quais apontavam que o Ciretran de Brumado estaria operando com poucos examinadores de veículos pequenos. Segundo usuários do sistema a situação só está se agravando, já que tem motorista que já solicitou o exame a mais de 40 dias. Vale ressaltar que uma das examinadoras que atende o órgão em Brumado é de Salvador, e na última semana estava doente e não pode vir a Brumado. Outro fato que chama atenção é que envolver o motorista Jorge Ribeiro Soares, de 38 anos, morador do bairro Jardim Brasil, ele procurou a nossa redação e informou que como ele trabalha em uma empresa de transportes de com sede aqui em Brumado, sua habilitação é da categoria "E" e desde novembro de 2016 deu entrada no Detran para trocar a mesma, mas até o momento não conseguiu a troca devido não haver examinador de veículos pesados no Ciretran de Brumado. 
 

O atendimento no Ciretran de Brumado está cada vez pior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Ainda, segundo ele, sua habilitação vence no início do mês de fevereiro, e se não conseguir renovar a mesma, vai ser despedido da empresa. Ainda segundo Jorge, ele já pagou todas as taxas, mas mesmo assim não conseguiu. "Sou profissional das estradas, tenho meu trabalho digno, dei entra a mais de 60 dias na minha habilitação para não ter problemas, antes mesmo de vencer, já havia adiantado, mas infelizmente o Ciretran de Brumado, por conta de burocracias políticas não funciona, sou pai de família, tenho meus deveres a cumprir, e lamentavelmente vou perder  o emprego por causa de uma habilitação”, desabafou o motorista, que estava visivelmente chateado. A nossa equipe também constatou que o sistema está instável, tem dias que funciona, e outros não. Outra questão que foi passada ao 97NEWS, é que a instalação elétrica não atende à demanda de carga elétrica do prédio onde fica situado o órgão, sobrecarregando a rede elétrica, e os computadores, ar-condicionado e equipamentos quando não desliga, ficam travando (foto abaixo). 

 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)
 

 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Governo da Bahia intensifica ações na busca da retomada das obras da FIOL
 

(Foto: 97NEWS Conteúdo)
 

Com o apoio do Ministério dos Transportes, o governo da Bahia prepara uma nova proposta para tentar tirar do papel a concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul de Ilhéus, projetos que somam R$ 9 bilhões em investimentos, mas que hoje não têm uma data efetiva para entrarem em operação.A previsão é de que, até meados de abril, estejam concluídas a modelagem financeira da concessão e a minuta do edital para que ferrovia e porto sejam concedidos como um único empreendimento à iniciativa privada. A expectativa é de que, em maio, as propostas sejam enviadas ao Tribunal de Contas da União (TCU), para aprovação dos projetos e realização do leilão. Não será fácil.Desde março passado, os projetos da Fiol e do Porto Sul são analisados pela China Railway Engeneering Group (Creg), gigante asiática que tem comprado projetos logísticos na América do Sul. Uma carta de interesse foi assinada pelos chineses, o que na prática não significa nada, uma vez que os empreendimentos seriam oferecidos para qualquer interessado. Para deixar os projetos mais atrativos, o estudo de viabilidade técnica e econômica vai estabelecer gatilhos de investimentos. A exemplo das concessões de rodovias, que passaram a prever obras de duplicação, a Fiol será dividida em partes e só avançará conforme metas estabelecidas no contrato.


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Alunos têm acesso a sistema informatizado do Fies a partir desta segunda-feira (16)
Agência Brasil
 
 

(Divulgação)
 

O Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies) será aberto para os alunos a partir de hoje (16). Os estudantes podem, portanto, renovar seus contratos, já que os aditamentos são feitos pela internet. A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os alunos devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies. Na última segunda-feira (9), o acesso ao sistema foi aberto às instituições de ensino superior para o cadastro de dados dos alunos beneficiados. Agora, os estudantes devem confirmar as informações. O prazo para as instituições inserirem os dados vai até o dia 30 de abril. No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados,


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Maetinga: Presidente da Câmara de Vereadores vai parar na DP de Brumado por desobediência à autoridade policial
97NEWS
 
 

(Fotocomposição: 97NEWS)
 

Um incidente ocorrido na noite do último sábado (14) na Praça Naomor Alcântara, centro da cidade de Maetinga, acabou se tornando um caso de polícia, tendo como protagonista o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Ribeiro Lima Júnior, que é popularmente conhecido como “Chicãozinho”. Segundo as informações obtidas pela equipe do 97NEWS, ele estaria com o seu veículo na referida praça com o som automotivo em volume exagerado, muito acima do permitido pelo Contran. Vizinhos ficaram muito incomodados e acionaram a viatura policial que chegou rapidamente, o que fez com que o presidente tivesse que abaixar o volume. Segundo os policiais, ele não se deu por satisfeito e voltou a elevar o volume do som, o que obrigou uma nova ação para que ele desligasse a aparelhagem. Desafiando a autoridade, “Chicãozinho” ligou o som pela terceira vez, o que, inevitavelmente, provocou a sua autuação bem como do veículo, o que acabou gerando um grande tumulto no local. O fato acabou ganhando contornos de dramaticidade, pois o presidente acabou pulando da viatura em movimento, mas foi novamente contido pelos policiais. Ele teve que ser enviado para a sede da 20ª Coorpin em Brumado para que fosse lavrado o termo circunstanciado por desobediência à autoridade policial. Segundo os policiais o presidente do Legislativo estava muito alterado e teria até feito tentativa de agressões. Ele foi liberado e aproveitou para apresentar um alvará de encontro de som automotivo na referida praça, o qual tinha validade até o dia 15. Ele retornou para Maetinga juntamente com os policiais após serem ouvidos pelo delegado plantonista. 


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Uneb encerrará inscrições para o vestibular 2017 no domingo (15/01)
Por Ascom
 
 

 

A universidade do Estado da Bahia – UNEB encerrará as inscrições para o Processo Seletivo/Vestibular 2017, na modalidade de ensino presencial, visando ao preenchimento de vagas destinadas aos seus cursos de graduação, no domingo (dia 15 de janeiro). Estão sendo disponibilizadas vagas distribuídas nos 29 departamentos da UNEB, localizados nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas. Para o Semestre Letivo 2017.2, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT, em Brumado, está ofertando os cursos de Licenciatura em Letras Vernáculas (32 vagas para o período noturno) e Bacharelado em Direito (40 vagas para o período vespertino) na modalidade presencial. Os interessados deverão acessar o site www.vestibular.uneb.br, onde poderão ler o Edital N.º 111/2016 na íntegra e realizar a inscrição para o curso desejado. O valor da inscrição é R$ 70, 00 (setenta reais). As provas serão realizadas nos dias 23 e 24 de abril de 2017. Portanto, as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular UNEB 2017 terminam amanhã! Quem ainda não se inscreveu, deverá correr e evitar transtornos de última hora. A UNEB é a maior universidade pública do Norte e Nordeste do Brasil. Para quaisquer dúvidas, entrar em contato com a Coordenação Local do Processo Seletivo/Vestibular 2017, na UNEB de Brumado, através do telefone: (77) 3441 3278. 


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Vereadores de Vitória da Conquista só poderão conceder 60 moções no ano de 2017
Por Redação
 
 

Foto: Arquivo/97news
 

Como reconhecimento de serviços prestados em prol da comunidade, as Câmaras Municipais de todo Brasil concedem moções de aplausos, pesar e aniversários. Em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, no ano de 2017 serão limitadas as moções de aplausos para pessoas vivas e as moções de Pesar para pessoas mortas, as moções de aniversários, não poderão mais acontecer na plenária da Câmara. A situação era tão absurda em Conquista, que em quase todas as sessões garravam debates entre os vereadores por causa das moções. Segundo o presidente da Câmara de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira Neto (PPS), para o ano de 2017 a regra será mudada, durante os próximos dois anos de sua gestão, não serão permitidas extrapolar as moções no legislativo, serão cinco por mês para cada vereador, dando um total de 60 moções por ano. Ainda Segundo Hermínio, em 2016, foram 315 moções, gerando um custo muito alto para a Câmara, devido as placas que são feitas para as homenagens.


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Economia: Oito pessoas concentram mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial, diz ONG britânica
Por G1
 
 

Homem conta notas de dólar e euro. (Foto: Reuters)
 

Oito pessoas no planeta possuem tanta riqueza quanto a metade mais pobre da população mundial, situação "indecente" que "exacerba as desigualdades", denuncia a ONG britânica Oxfam em um relatório publicado antes do Fórum Econômico Mundial, que começa na terça-feira (17) em Davos. "É indecente que tanta riqueza esteja concentrada nas mãos de uma minoria tão pequena, quando se sabe que uma em cada dez pessoas no mundo vive com menos de US$ 2", afirmou uma porta-voz da Oxfam, Manon Aubry. O relatório, intitulado "Uma economia a serviço dos 99%", revela "como as grandes empresas e os indivíduos mais ricos exacerbam as desigualdades, ao explorar um sistema econômico desfalecente, sonegando impostos, reduzindo salários e aumentando os rendimentos para os acionistas". A Oxfam, que tradicionalmente denuncia as crescentes desigualdades por ocasião do Fórum de Davos, adverte neste ano sobre "a pressão exercida sobre os salários em todo o mundo", assim como os benefícios fiscais das empresas ou o recurso a paraísos fiscais. "As empresas otimizam seus lucros, especialmente aliviando o máximo possível sua carga fiscal, privando os Estados de recursos essenciais para financiar as políticas e os serviços necessários para diminuir as desigualdades", destaca o documento. A ONG, que se baseia em "novas informações mais precisas sobre a divisão da riqueza no mundo", convoca os governos a reagir promovendo uma economia mais humana. "Quando as autoridades políticas deixarem de estar obcecadas pelo PIB, se concentrarem no interesse de todos os cidadãos e não apenas de uma elite, será possível um futuro melhor para todas e todos", afirma Aubry. No ano passado, a Oxfam havia denunciado que o patrimônio acumulado do 1% mais rico do mundo havia superado em 2015 os 99% restantes com um ano de antecedência em relação ao previsto.


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Rio do Antônio: Administração municipal volta atrás e agência do BB de Ibitira poderá reabrir
97NEWS
 
 

A agência teria sido fechada porque a atual gestão municipal se recusou no primeiro momento a pagar o aluguel (Foto: 97NEWS Conteúdo)
 

Após a veiculação da matéria do 97NEWS intitulada “Ibitira: População se diz prejudicada e quer explicações sobre a desativação da agência do BB”, se iniciou uma série de ações visando manter a agência em funcionamento. Uma das ações mais representativas partiu do Sindicato dos Bancários da Bahia que pediu explicações à superintendência do Banco do Brasil em Salvador. Em reunião com o superintendente Marcos Ticianeli  foi passada a informação que o motivo do fechamento foi que a prefeitura municipal se recusou a pagar o aluguel do ponto, mas, após avaliar novamente a questão, acabou voltando atrás e garantiu que irá continuar pagando o aluguel, o que poderá ser fundamental para a reabertura da agência. O Sindicato dos Bancários da Bahia acompanha o caso de perto e espera que o bom senso prevaleça e a agência volte às suas atividades normais o mais rápido possível. 


 
(0) comentário(s)
publicidade
16.Jan.2017
 
Equipe do Vitória se sagra campeã do Baiano de Futebol Feminino
 

(Foto: Divulgação)
 

O Juventude voltou a ser goleado pelo Vitória desta vez por 8 a 1, na manhã deste domingo (15), no estádio do Barradão, na partida de volta da final do Campeonato Baiano Feminino.Kaylane, Verena (duas vezes), Formiga, Jucina Yera (três vezes) e Roqueline marcaram a favor do Rubro-Negro, enquanto Michele Souza marcou para o time conquistense. Com a derrota as comandadas do treinador Claudir conquistaram o vice da competição. Na sua página no facebook a capitã Naiara Pereira deixou a seguinte mensagem: “Louvado seja o Senhor. Somos vice Campeã Baiana com muito orgulho”.


 
(0) comentário(s)
publicidade
 
Rádio Alternativa FM 97,9
 
Últimos Eventos
 
 
Mais vídeos
 
publicidade
 
Comentários
 
Jair Rodrigues Da Jair em:
Brumado: Parou o carro para ir à Prefeitura e acabou tendo 3 pares de tênis novos de futsal furtados
 
Paulo Cezar em:
Rio do Antônio: Prefeito refuta denúncias de nepotismo e garante que as nomeações seguiram critérios técnicos
 
Romilde em:
Mostrando dinamismo, vereador Elias Piau vai a Embasa buscar solução urgente para o desabastecimento em Itaquaraí
 
JosÉ Meira em:
Brumado: ‘SMTT terá uma nova postura, com muitas campanhas educativas e uma gestão participativa’, afirma engenheiro André Cardoso
 
 
 
Categorias
 
97 News © 2010-2017. Todos os direitos reservados.
 redacao@97news.com.br
Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções